sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cuidados com o corpo

Alessandra Marie Ferracini
Fisioterapeuta Dermatofuncional
[Contato: 9202-1285]

Boa tarde mamães e futuras mamães :)

Hoje vamos abordar mais um assunto de cuidados com o corpo, a Drenagem Linfática. Quem escreveu essa matéria para nós foi a Alessandra Ferracini.
A drenagem Linfática
  Ela é uma técnica de massagem realizada lentamente e com uma pressão bem suave (não causa dor), para estimular o sistema linfático e direcionar a linfa para ser absorvida pelos gânglios linfáticos. Esse excesso de líquido será eliminado normalmente pela urina. Ela auxilia na circulação venosa e linfática, na nutrição das células, na redução da sensação de peso e cansaço das pernas e ainda melhora a oxigenação celular. É indicada para gestantes e também no pós-parto, no pós-operatório de cirurgias plásticas, ou mesmo para quem sofre pela retenção de líquidos (por exemplo na fase de TPM).


Durante a gestação há uma mudança nos hormônios, o que leva a um aumento no volume de sangue da mãe. Por essa razão, é muito frequente o edema (inchaço) principalmente nas pernas e pés. A gestante deve sempre consultar seu médico antes de iniciar as drenagens, mas ela é normalmente indicada a partir do terceiro mês da gestação e pode ser feita uma, duas, ou até três vezes por semana (de acordo com a necessidade de cada uma). Para as pessoas que sofrem com a retenção de líquidos, a drenagem pode ser uma grande aliada na melhora do bem-estar e da sensação de peso e cansaço no corpo. Elimina o líquido acumulado, estimula o sistema linfático a trabalhar melhor e relaxa o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário