sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Exame de gravidez positivo... E agora?

Meu exame de gravidez deu positivo e agora???






Você percebe que a menstruação está atrasada, faz o teste e... está grávida! E agora, o que fazer???



       A primeira providência é procurar o obstetra e iniciar seu pré-natal. Se você já tem médico de sua confiança, ótimo, se você ainda não tem um, converse com suas amigas que já tiveram filhos, elas poderão te dar algumas indicações. O acompanhamento pré-natal é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro e também para esclarecer as dúvidas das futuras mães.
   "O pré-natal diminui os riscos de complicações e mantém o bem-estar da mãe e do feto", afirma a ginecologista Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite de Sexualidade Feminina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com as consultas e exames, é possível identificar problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças como a Aids e a sífilis, que podem prejudicar a gravidez e a formação do bebê.
      Além disso, durante esse acompanhamento, a gestante recebe informações sobre cuidados importantes, como aleitamento materno, alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Com relação aos exames, o indicado para uma gravidez sem complicações são os testes de sangue, glicemia, urina, sorologia anti-HIV (que identifica presença do vírus da Aids), sífilis, hepatites B e C,  toxoplasmose, rubéola e estreptococo. Durante o pré-natal, o médico também pode indicar a necessidade de a grávida tomar vacinas contra hepatite, gripe e DT (dupla adulto contra difteria e tétano) e realizar exames de sangue para verificar os níveis dos hormônios da tireóide, que regulam o organismo da mãe e o desenvolvimento do feto.

De acordo com o Ministério da Saúde, este deve ser o calendário básico de exames da rotina pré-natal :

1º consulta: repetir os exames pré-concepcionais, acrescido do teste de Coombs indireto (caso a mãe seja RH negativo) e da cultura de urina.

2º trimestre: hemograma completo, VDRL (é o teste da sífilis), teste anti-HIV, hepatite B, toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus (se a mãe não for imune). Entre 24 e 28 semanas, é solicitado o Teste Oral de Tolerância a Glicose Simplificado (TOTGS) que irá avaliar se a mulher tem maior chance de desenvolver o Diabetes Gestacional.

3º trimestre: hemograma completo, VDRL (é o teste da sífilis), teste anti-HIV, hepatite B, toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus (se a mãe não for imune), exames de urina, incluindo a cultura. Com 34 semanas, é recomendada a coleta de material para pesquisar a presença do Estreptococcus B hemolítico do grupo A na secreção do colo do útero da mãe.

E a ultra-sonografia?

Eu não tenho a menor dúvida de que esse é o momento mais aguardado pela gestante: a hora de fazer o ultra-som. Para uma gestante saudável, considerada de baixo risco, é recomendada a realização de, no mínimo, quatro exames de ultra-som durante a gravidez. O primeiro deve ser feito logo que a mulher se descobre grávida, pois serve para confirmar a idade gestacional e saber se embrião está dentro do útero ou fora dele (gravidez ectópica). A segunda deve ser feita entre 11 e 14 semanas de gestação para checar o desenvolvimento do embrião e fazer a medição da nuca (translucêncianucal) e do osso do nariz. Quando alteradas, essas medidas podem ser indicativas de problemas genéticos como a síndrome de Down.

[Fonte: A importância do pré natal/ Portal Brasil]


Nenhum comentário:

Postar um comentário